sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Visita ao Museu do Quartzo

A Exploração do Quartzo no Monte de Santa Luzia (Viseu), pela “Companhia Portuguesa de Fornos Eléctricos”, nos anos 61 a 86, teve como resultado o enorme rasgão na paisagem, elemento altamente negativo em termos de impacto ambiental. 
A autarquia viseense recuperou o que resta de uma exploração caótica abandonada construindo ali o Museu do Quartzo que hoje a candidatura de Hélder Amaral visitou tendo reunido com os responsáveis da Direcção no local. Embora a arquitectura possa merecer alguma apreciação menos favorável apesar de ter sido premiado o projecto em 97 com o Prémio Nacional do Ambiente, o candidato do CDS, Hélder Amaral, ficou visivelmente encantado com o projecto ali existente, com os dados transmitidos sobre visitantes e da visibilidade muito positiva que este equipamento cultural projecta da cidade de Viseu. Bem equipado de conteúdos, muito interactivo e preenchido de informação o Museu do Quartzo dispõe ainda de uma equipa ainda que reduzida de recursos humanos muito motivada, experiente e profissionalmente ajustada aquela realidade espalhando simpatia e saber pelos visitantes do Museu. 
Da análise ao projecto e das possibilidades do local importa agora, no entender da candidatura dar a melhor forma possível ao protocolo assinado entre o MNHN e a CMV, em 14Out97, segundo o qual deverá evoluir para um Centro de Investigação Científica e Tecnológica alargando assim as potencialidades pedagógicas, culturais e, também, naturalmente, turísticas. 
Para além da recuperação feita do escarpado a candidatura do CDS veria com bom olhos a requalificação dos equipamentos industriais existentes, a criação de áreas de lazer e de desporto na envolvente do Monte, a criação de percursos criteriosamente estabelecidos, apoiados em painéis explicativos, convenientemente localizados, e em documentação escrita (desdobráveis, brochuras) a facultar aos visitantes. 
A candidatura do CDS agradece ainda a forma cordata e muito profissional como o Dr Américo Nunes, Vice-Presidente da CMV recebeu a delegação dando nota muito precisa e informada de todo o projecto do Museu do Quartzo.

Sem comentários:

Enviar um comentário