quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Plano Estratégico para Viseu 2021

Viseu é hoje uma cidade arrumada, organizada, funcional e geradora de alguma qualidade de vida. Isso em boa parte resulta do trabalho desenvolvido pelo Executivo de Fernando Ruas ao longo das últimas duas décadas mas é também fruto da visão projectiva e arrojada do então Engº Engrácia Carrilho plasmada no documento do Plano Estratégico para o Concelho de Viseu, discutido e desenhado com a cidade nos anos 80. 
Duas décadas depois essa visão ainda resiste mas a erosão própria da sociedade e dos sucessivos erros de governação nacional impõem junto com a crise que viveremos ainda por mais alguns anos uma redefinição deste conceito e forma de olhar a cidade. 

Esta mudança terá que ter por base a democracia participativa, o respeito pelos munícipes e pelo dinheiro dos contribuintes sem deixar de os fazer actores activos da nossa história colectiva! Todos devemos apresentar um contributo para escolher o futuro da nossa cidade, para responder à questão que há muito é fundamental: que Viseu desejamos em 2021? 
Do desiderato de passear por um melhorado Parque do Fontelo continuado na Cava e na ponta oposta pela mancha fresca da Aguieira e Quinta da Cruz, de molde a que, em uma década, a cidade seja atravessada por um grande corredor verde onde a Ecopista se continua e encaixa naturalmente à necessidade de preservação da parte histórica da cidade, entre outras ideias que venham a ser pensadas são aspectos que devem merecer reflexão e discussão por parte de todos os munícipes. 
Não se constrói uma cidade moderna e acolhedora a partir do frio estirador do gabinete sem que a reflexão passe por cada viseense e nisso, a título de exemplo, importa apenas aprovar o PDM quando o “sonho” que têm para Viseu tenha sido discutido na urbe. Interessa saber o que queremos, como queremos e porque queremos um concelho ambientalmente sustentável, equilibrado urbanisticamente e pensado em termos futuros e estruturais para acolher as soluções futuras de uma auto-estrada Viseu – Coimbra ou de uma ferrovia de alta velocidade Aveiro – Viseu – Madrid que nos coloquem definitivamente ao nível das melhores regiões europeias. 

Neste período de campanha autárquica a candidatura de Hélder Amaral quer desafiar os viseenses a sair da quietude e lutar por uma alternativa. Queremos afirmar o desejo de que haja coragem de sonhar a cidade, o desejo de que se consiga ver mais longe que o quotidiano, a audácia de acreditar que Viseu tem condições para recuperar a sua vocação histórica e reerguer-se como a grande capital do Centro! 

Assim, e atentos à crise que o País atravessa, não prometeremos obra feita nem traçaremos objectivos inalcançáveis, mas sugerimos ao Concelho e a todos os que nele querem fazer o seu futuro a discutirem connosco as seguintes propostas: 

- Deslocalizar o actual Mercado Municipal. 
Nesta matéria sugerimos como hipótese a transformação do actual espaço ocupado pelo Mercado em silo auto alargando a capacidade de estacionamento numa zona a dois passos do centro nevrálgico da cidade; O Mercado Municipal alvo dessa transformação deverá ser deslocalizado, salvo melhor solução, para o espaço actualmente ocupado pela Central de Camionagem. 

- Deslocalizar a actual Central de Camionagem. 
Nesta matéria sugerimos como hipótese a construção de uma moderna e funcional Central de Camionagem na zona actualmente ocupada pela Feira Semanal, oferecendo aos utentes e em particular aos turistas à chegada o melhor cartão de visita que a Cidade tem para lhes oferecer, a vista sobre a Sé. Construída por forma a garantir um corredor paralelo ao Pavia e de fácil acesso à zona da Feira de São Mateus esta ligação permitirá rentabilizar o uso do Funicular em especial à noite e aos fins de semana em que nesta proposta se sugere de horário mais alargado e ao mesmo tempo reduzido na espera fazendo com que aos fins de semana o trânsito (excepto a moradores) seja proibido no Centro Histórico. 

- Adequar os terrenos anexos ao Parque Radial de Santiago para espaço moderno, funcional e lúgubre para a realização da Feira Semanal. 

É esta parte do novo Plano Estratégico que queremos ajudar a desenhar para o Concelho mas para isso não dispensamos a colaboração de todos. É este Compromisso de debate que queremos fazer com todos os Viseenses. Faça chegar a sua opinião, o seu comentário ou proposta através do email.(viseu.cds@gmail.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário