sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Se dúvidas havia...

Câmara de Viseu mantém dia das reuniões apesar da oposição de partidos com deputados 

Viseu, 24 Out (Lusa) - O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou hoje que as reuniões do executivo vão continuar a realizar-se à quinta-feira, apesar dos votos contra dos vereadores da oposição, onde figuram dois deputados da Assembleia da República. 
"Não abdicarei de manter as reuniões do executivo à quinta-feira, pelo funcionamento do próprio serviço. Não irei condicionar nove pessoas pelo facto de dois serem vereadores e deputados", alegou. No final da primeira reunião da Câmara Municipal de Viseu com nova liderança, que decorreu durante a tarde, Almeida Henriques informou os jornalistas que decidiu manter o mesmo dia das reuniões, mas com outro horário. "Acabei por propor que as reuniões que se realizavam às 15:00 se realizem às 09:00, porque isto permite compatibilizar a atividade de deputado [na Assembleia da República] com a de vereador", alegou. A proposta foi aprovada com cinco votos a favor do PSD e três contra da oposição: dois do PS e um do CDS-PP. O socialista José Junqueiro faltou à primeira reunião. 
Contactado pela agência Lusa, José Junqueiro justificou a sua ausência com o facto de a quinta-feira ser o dia em que normalmente reúnem os grupos parlamentares na Assembleia da República. "O presidente da Câmara de Viseu enquanto foi deputado da Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal de Viseu marcava as reuniões para as segundas, depois quando foi membro do Governo marcou para as sextas-feiras. Se não mudou agora, tem dois pesos e duas medidas", sustentou. Para o vereador da oposição, o novo presidente perdeu "uma excelente oportunidade de introduzir uma lufada de ar fresco". "Vai obrigar a um esforço e despesa suplementar. Estarei a pagar para ser vereador, mas é isso que vou fazer", sublinhou. 
O vereador do CDS-PP, Hélder Amaral, que assume também as funções de deputado na Assembleia da República, disse que a posição do presidente da câmara revela hipocrisia. "No discurso de tomada de posse diz que quer envolver todos e que respeita a oposição, mas pelos vistos quer deixar de fora os vereadores que apresentaram alternativas aos seus projetos", referiu. Hélder Amaral aproveitou para citar o primeiro-ministro para classificar o facto de "o presidente da Câmara de Viseu ter um discurso e na prática não o concretizar". 
"Trata-se de uma malabarice. Mas não vou ser como ele e vou tratá-lo com lealdade e espírito de trabalho, sendo uma oposição forte e frontal", concluiu. 

CMM // ROC

Sem comentários:

Enviar um comentário