sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Prémio Aquilino Ribeiro

A candidatura de Hélder Amaral, por entender que a cultura é a melhor porta para abrir a cidade ao mundo, atrair novos visitantes e acima de tudo fixar população jovem, urbana e culta assumiu um compromisso com a Cultura. Neste contexto o candidato do CDS-PP, Hélder Amaral, acompanhado pelo candidato à presidência da Assembleia Municipal, Fernando Figueiredo, visitou nesta Quinta-Feira a recém-inaugurada estátua de homenagem a Aquilino Ribeiro. (Estátua que no curto espaço de tempo em que está exposta já foi alvo de vandalismo, facto que obviamente lamentamos e atribuímos à falta de policiamento nocturno no centro histórico.) 
O objectivo desta visita foi propor a criação do prémio literário Aquilino Ribeiro. Prémio que terá diversas valências sendo a principal apoiar, de modo pecuniário, e promover jovens escritores (com idade até 35 anos) da região autores de romances inéditos escritos em português. Este prémio será desenvolvido através de parcerias entre municípios e associações que estejam, de uma forma ou de outra, envolvidos na vida e/ou obra do Mestre Aquilino. 
A título de exemplo: Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Paredes de Coura; Sociedade Portuguesa de Escritores (de que Aquilino foi o 1º presidente) CEAR – Centro de Estudos Aquilinianos, Fundação Aquilino Ribeiro, Confraria Aquiliniana. A promoção e entrega, deste prémio, estarão inseridas numa “nova” e mais abrangente feira do livro de Viseu. 
A ideia de Aquilino, que se apresenta ao mundo como beirão pleno, também servirá como factor de afirmação regional através da criação e promoção de um roteiro turístico beiraltino.

Sem comentários:

Enviar um comentário