quarta-feira, 3 de julho de 2013

Encontro com a Cultura



A candidatura do CDS-PP propõe um compromisso com as gentes de Viseu e como tal, entendemos que para resolver os problemas das pessoas é fundamental ouvi-las para procurar as melhores soluções. A nossa campanha é pois, feita rua a rua, porta a porta, empresa a empresa, pessoa a pessoa. Por isso, os candidatos à Autarquia Hélder Amaral e à Assembleia Municipal Fernando Figueiredo estão empenhados em ouvir as preocupações e propostas dos Viseenses.
     De entre as nossas prioridades encontra-se a Cultura pelo que a agenda começou com um primeiro encontro com Sandra Oliveira, organizadora dos Jardins Efémeros, que confirmou uma das preocupações do CDS-PP: a falta de coordenação e envolvimento entre os vários agentes culturais da cidade. Entendemos que a autarquia deve ter um papel dinamizador e coordenador destas actividades ainda que mantendo a distância no momento da programação cultural. Em particular, relativamente aos Jardins Efémeros, Hélder Amaral entende que a autarquia não pode permitir que este novo conceito de expressão urbana, no futuro, abandone a cidade.
      No segundo encontro, contactámos com a Associação ZunZum, dedicada à promoção e criação cultural. A falta de sinergias entre os vários pelouros da autarquia (Turismo, Cultura, Comércio) e a passividade da Associação de Comerciantes foram problemas discutidos. Ainda, a necessidade de fixar uma agenda cultural, com marcos, como o Outono Quente, o Festival de Jazz que se irá realizar, o Viseu Naturalmente e os Jardins Efémeros, foi outra questão anotada. A nossa candidatura louva os projectos como as “Visitas bem passadas” e lamenta que o processo ocorrido em torno do Auditório Mirita Casimiro não tenha chegado a bom porto, também regista com desagrado a inércia da autarquia ao longo do processo. Entendemos que seria muito importante a existência, em Viseu, de uma Casa da Cultura, espaço “cowork”, multidisciplinar, direccionado para reunir as associações e movimentos culturais, onde cada uma teria o seu espaço para o processo criativo desde a ideia, à materialização e divulgação do trabalho artístico além do apoio administrativo para o seu funcionamento regular..

Sem comentários:

Enviar um comentário